quarta-feira, 27 de abril de 2016

Escalão C - 1º Prémio

O Natal de Hoje
O Natal é uma época mágica. Quando somos crianças e jovens, vivemos o Natal com mais intensidade, pensamos na ceia em família, nas prendas, nas ruas iluminadas, nas músicas natalícias, parece que de repente passamos a viver num mundo encantado.

Festejamos o nascimento de Jesus, o nosso Salvador, mas porque era filho de uma família modesta, também passou por situações difíceis. Ao aproximar-se o nascimento de Jesus, a sua família teve de se deslocar para uma terra distante. Após alguns dias de viagem, chegaram ao destino à procura de um lugar digno para poderem descansar. Ninguém os quis receber, pois tinham aspeto de pobres e Maria estava prestes a dar à luz. Desiludidos, acolheram-se numa cabana e foi aí que Jesus nasceu sem as mínimas condições para um bebé. Havia muitas pessoas que o adoraram e estavam felizes, mas também havia o Rei Herodes, que não suportava a ideia de haver alguém mais poderoso do que ele e fez de tudo para o matar.
Hoje, no mundo, também há muitos “Reis Herodes” que, pela violência e pela guerra, obrigam as pessoas a sair dos seus países, desesperadas e tristes. Quantos morrem, muitos deles inocentes! Há países que nem querem ouvir falar em os acolher, porque veem neles uns intrusos que os podem prejudicar e roubar-lhes o seu trabalho. Mas também há governantes com coração e deixam que essas pessoas tenham um pouco de paz, que é o que todos procuram.
Este é o Natal dos nossos dias, tão diferente daquilo que seria o Natal do amor, do sonho, da família reunida e da esperança num Mundo melhor.
Fico tão triste com o que me rodeia. Não gosto destas histórias horríveis e desumanas. Assustam-me!
Vivemos nos dias de hoje o Natal do egoísmo, da indiferença, da solidão… Mas eu gostava que o Natal fosse:
·                    N – Nascimento de novas mentalidades
·                    A – Acolher os mais pobres e indefesos
·                    T – Ter coragem para ajudar a mudar o Mundo
·                    A – Amar todas as pessoas
·                    L – Lutar pela liberdade de pensamento
Quero acreditar que, se todos dermos as mãos, o Mundo vai mudar para todos terem direito a um verdadeiro Natal.

Escalão C – Eduardo Gomes (Agrupamento de Escolas de Gondifelos, V. N. Famalicão)

Sem comentários:

Enviar um comentário