terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Florbeta Espanca

Flor Bela Lobo, conhecida por Florbela Espanca, nasceu no dia 8 de dezembro de 1894 e foi neste mesmo dia, 36 anos depois, que pôs termo à vida. Do que se conhece da sua curta vida, Florbela Espanca teve uma vida tumultuosa, cheia de inquietações que ela soube, como ninguém, transformar em poesia de notável qualidade. Muitos poemas da sua autoria estão musicados e fizeram sucesso, também, na música nomeadamente “Ser Poeta” e “Amar”.
Transcrevemos o soneto "Fanastimo" que consideramos um dos mais belos. FANATISMO Minh’alma, de sonhar-te, anda perdida Meus olhos andam cegos de te ver ! Não és sequer a razão do meu viver, Pois que tu és já toda a minha vida ! Não vejo nada assim enlouquecida ... Passo no mundo, meu Amor, a ler No misterioso livro do teu ser A mesma história tantas vezes lida ! "Tudo no mundo é frágil, tudo passa ..." Quando me dizem isto, toda a graça Duma boca divina fala em mim ! E, olhos postos em ti, digo de rastros : "Ah ! Podem voar mundos, morrer astros, Que tu és como Deus : Princípio e Fim ! ..."

Sem comentários:

Enviar um comentário