segunda-feira, 1 de julho de 2019

Ler+ Jovem



Livro vai, livro vem nós lemos + e tu também.

Terminou mais um ano de atividades do nosso projeto de leituras e cidadania.
Tivemos, este ano, dois parceiros: Um Lar de terceira idade e uma empresa.
Como sempre, ficam as memórias destes convívios tão prazerosos entre gerações que se respeitam e se estimam.

No Lar, começamos por levar 6 jovens voluntários; os idosos eram muitos, todos com mais de 70 anos de idade, a maioria com mais de 80. Estes, foram sempre fiéis às nossas visitas. Já os jovens…bem, os jovens de 6 passaram a 8 e daí a 10 e por fim 12. E foi com uma satisfação e alegria difíceis de descrever que terminámos as sessões, este ano escolar, nesta entidade que nos acolheu tão bem, a quem levamos leitura (prosa e poesia), convívio com cantigas e jogos didáticos e por fim, o lanche. Mas o que trouxemos foi muito mais do que o que levámos.
Infelizmente, não nos foi permitido fazer fotos ou outro qualquer registo que pudesse servir de evidência do trabalho feito. Mas, o que importa? O que realmente importa é saber que estes jovens querem lá voltar no próximo ano, que criaram com os idosos um laço e que estes manifestaram sempre o desejo de nos receberem.
As leituras feitas foram: “Beatriz, a árvore feliz” (jogo sobre profissões antigas); “As três fiandeiras”, (seguido de filme e um jogo sobre a arte de tecer); “Uma História de Natal” (canções de Natal e realização do cartaz para a Festa de Natal do Lar); declamação de vários poemas.

Sem comentários:

Enviar um comentário