sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Projeto Ler+ Jovem- "Livro vai, livro vem nós lemos + e tu também"

O Prof. Jorge Fernandes iniciou a sessão com um jogo bem divertido: Os idosos tinham de identificar profissões antigas, a partir de imagens.


Os jovens a ler o conto "Beatriz, a árvore feliz"

O convívio entre gerações



Realizou-se no dia 23 de novembro a 1ª sessão de trabalho relativa ao Projeto Ler+ Jovem,  no Centro de Apoio à Terceira Idade do Feijó.
A planificação da atividade foi integralmente cumprida, havendo alguns pormenores a corrigir, uma vez que os parceiros se queixaram de ouvir com dificuldade, pelo que futuramente teremos de melhorar este aspeto, recorrendo a microfones.

O grupo de alunos voluntários era constituído por 8 alunos, com idades compreendidas ente os 15 e os 18 anos de idade.
Quanto aos parceiros, eram 55 idosos, mulheres e homens com idade superior aos 70 anos, sendo que a maioria tinha mais de 90.
Fizemos uma entrevista aos participantes; queríamos saber se estavam familiarizados com o hábito de leitura, quem lhes lia histórias e ainda se consideravam que as novas tecnologias dificultavam a criação de hábitos leitores. Também nos interessava saber a razão pela qual se interessaram pelo nosso projeto.
Os utentes do Lar eram muitos, pelo que não foi possível fazer as entrevistas individualmente; contudo, foi possível verificar que, não tendo hábitos leitores, gostaram de ouvir a história, sendo notório o interesse na sua audição que, por não termos microfones, não foi fácil.
Os alunos voluntários deram as suas respostas que se encontram já registadas.
Quanto à observação que foi sendo feita no decorrer das iniciativas previstas, devemos referir que houve imenso empenho e participação tanto por parte dos alunos, como dos idosos; estes evidenciaram uma grande capacidade de se adaptarem a uma nova situação, deram sugestões para a próxima sessão e conselhos para se melhorar o processo.



Sem comentários:

Enviar um comentário