segunda-feira, 10 de julho de 2017

"A Terra de Ana"


Uma leitura perturbadora, mas muito, muito necessária. Uma realidade que está muito próxima, mas que teimamos em ignorar.
O livro "A Terra de Ana"  relata as inquietações de uma jovem adolescente, muito consciente de tudo o que se passa no planeta, mas disposta a contribuir para a mudança.
E nós, de que estamos à espera?




(...)
- Os glaciares estão a derreter e os solos gelados permanentes do Ártico atingiram um patamar mínimo assustador. O último mês de setembro foi o mais quente de sempre e, só nos Estados unidos, foram quebrados mais de mil recordes meteorológicos. Numerosos sintomas provocados pelo aquecimento global manifestam-se muito antes daquilo que nós esperávamos, considerando, inclusivamente, os cenários mais pessimistas dos climatólogos. Milhões de pessoas estão a sofrer na pele os efeitos das alterações previstas há alguns anos. Temos vindo a assistir a catástrofes climáticas cada vez mais frequentes e destruidoras, como as inundações as ondas de calor e os fogos florestais. Perante estes horríveis cenários, as populações veem-se obrigadas a abandonar as suas terras.
- (...)

                                                                                                                   "A Terra de Ana", P.174

Sem comentários:

Enviar um comentário